A Dassault apresentará sua nova aeronave Falcon 8X na LABACE em São Paulo esta semana. A aeronave de longo alcance começará a prestar serviços no Brasil até o final deste ano se a certificação da ANAC for processada com êxito durante os próximos dois meses. O 8X já recebeu certificações da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) no começo de julho, após o 8X Serial Number 3 concluir um tour de demonstração global em abril.
O 8X com seu alcance de 6.450 milhas náuticas é capaz de conectar São Paulo a destinos tão longínquos quanto Moscow, o que significa que ele pode viajar da cidade brasileira a qualquer lugar da Europa e dos EUA sem escalas. O tour de demonstração também comprovou quão bem a aeronave atuou em condições operacionais diferentes (de um clima extremamente quente a um extremamente frio) fornecendo simultaneamente uma cabine com conforto excepcional e conectividade. O tour consistiu em 65 voos que variaram de 18 minutos a 14 horas de duração, com um itinerário total de voos de 55,000 mn, já que a aeronave visitou 46 destinos na Europa, nas Américas, na China e no Sudeste Asiático.
“O feedback recebido das provações operacionais – o conforto das cabines, o ar-condicionado e em especial o ruído de cabine – foi excelente e indica que a aeronave está pronta para uma chegada perfeita em serviço,” disse o vice-presidente sênior da Dassault Olivier Villa. “Além disso, novas inovações no isolamento de aeronaves nos permitirão reduzir ainda mais o ruído de cabine em comparação com o Falcon 7X.”
A produção do 8X está trabalhando continuamente para atender às demandas crescentes pela aeronave. O número de série 429 está em fase final de montagem na planta de produção da Dassault em Mérignac, próximo a Bordeaux no sudoeste da França, enquanto um total de 15 aeronaves estão na fase final de acabamento.
John Rosanvallon, presidente e diretor executivo da Dassault Falcon, disse que o 8X “quebrou barreiras” na indústria. “O Brasil expressou uma forte demanda pelo 8X desde o nosso primeiro anúncio do projeto dois anos atrás, com quatro das primeiras 20 aeronaves programadas para serem entregues lá. Isso é um ótimo sinal de um mercado brasileiro que pode estar dobrando a esquina para melhor,” ele comentou.
A fabricante acredita que o seu centro de serviços em Sorocaba é a “peça chave” para o sucesso da Falcon no Brasil. Para atender às necessidades dos consumidores sul-americanos, ela recentemente adicionou outros US$3 milhões para o seu inventário de peças sobressalentes lá (totalizando mais de US$7,5 milhões), e tem continuamente adicionado capacidades de reparo desde 2009.
De Sorocaba, a Dassault pode despachar um time para auxiliar aeronaves Falcon em condições AOG em qualquer lugar da América do Sul, “junto com as peças e ferramentas necessárias para fazer com que a aeronave alçe voo o mais cedo possível.”