Falcons brasileiros prontos para os winglets

A Aviation Partners (API, estande 1018) está expondo pela segunda vez na LABACE, de acordo com Gary Dunn, vice presidente de vendas e marketing. Enquanto a API está destacando todos seus programas de modificação de winglets, no Brasil, o foco é o mercado de atualização de winglets para jatos Falcon. Até o momento, a modificação da API no winglet do Falcon 2000 está aprovada no Brasil, mas a API está tentando acrescentar a série Falcon 900 também – apesar de já haver Falcons 900 mais novos com winglets da API de fábrica voando no Brasil. “Há uma quantia saudável de Falcons 2000 e 900 [no Brasil],” disse Dunn.

Nos modelos Falcon 900, 2000 e 50, que utilizam a mesma asa, os blended winglets High-Mach da API oferecem redução do arrasto e um aumento correspondente do alcance de “5 a 7 por cento numa típica velocidade de cruzeiro de intermediário a longo alcance,” Segundo a API. A maioria dos operadores com aeronaves equipadas com winglets preferem aproveitar a elevada capacidade de subida oferecida pelos winglets, Dunn explica, e depois voar em velocidade normal e aproveitar a elevada capacidade de alcance.

Sobre os Falcons 250 (os modelos 2000, 900 e 50), estes estão agora equipados com winglets; eles incluem em torno de 100 instalações posteriores e 150 instalados pela Dassault durante a fabricação. “Estão se tornando muito comuns,” disse Dunn. No Falcon 900, a API recentemente recebeu aprovação da FAA e da EASA para operações mais próximas nas aeronaves equipadas com blended winglets – uma restrição anterior foi retirada após testes de voo no ano passado.

As winglets da API são de material composto, exceto um subestrutura interna de metal que é acoplada à asa, e são fabricadas pela austríaca FACC. Instalações de winglets são feitas em locais aprovados pela API, e, geralmente, os operadores brasileiros voam para os EUA para fazer a modificação (em um fornecedor de manutenção aprovado pela ANAC). Operadores que desejam economizar uma bela quantia em dinheiro durante a instalação do winglet podem optar para que ela seja feita juntamente com a modificação dry-bay do Falcon, caso seja necessário. Fazer os winglets e o dry-bay ao mesmo tempo, disse Dunn, economiza em torno de 300 horas de trabalho, que custa em torno de US$30.000 (a US$100 por hora). Se for realizado durante o check C, a modificação do winglet não acrescenta nenhuma hora a mais.