Três especialistas em modificação de aeronaves com grandes mercados na América Latina, e em particular, no Brasil, juntaram forças na mostra LABACE com uma exibição (estande 5005) do tipo one-stop-shop (centro onde se concentram vários serviços) apresentando tecnologias de melhora de desempenho. De várias maneiras, os produtos oferecidos pela Blackhawk Modifications, BLR Aerospace e Raisbeck Engineering complementam-se uns aos outros, e combinados, podem resultar em performances ainda melhores, segundo as empresas americanas.
Tendo o Brasil como um dos maiores mercados para o monomotor turbo-hélice Caravan da Cessna, a Blackhawk está promovendo recentes upgrades. A empresa, com sede em Waco, Texas, recebeu aprovação para o certificado de tipo suplementar (STC, na sigla em inglês) em junho deste ano pela venda e instalação do upgrade de seu XP42A no Cessna Caravan 208A. As primeiras entregas iniciaram em julho.
O pacote de aperfeiçoamentos inclui um motor PT6A-42A Pratt & Whitney Canada novo de fábrica classificado como 850 eixo contínuo cavalos-vapor. Também inclui uma corda larga totalmente nova, hélice Hartzell de quatro pás de 100 polegadas de diâmetro, capota composta e duto de entrada de alta eficiência, assim como um resfriador de óleo 40 por cento maior, indicadores do motor Blackhawk DigiLog e dutos de exaustão.
A empresa recebeu aprovação do mesmo upgrade para o 208B Grand Caravan em 2011 e mais recentemente instalou a modificação em um Grand Caravan operado pela Skydive4fun, um serviço de paraquedismo com base em São Paulo.
“Agora quem viaja no 208A pode aproveitar os mesmos benefícios operacionais e econômicos que fizeram o upgrade tão popular no 208B,” disse o presidente e CEO da Blackhawk Jim Allmon.
Na LABACE, a Blackhawk também está promovendo produtos para a King Air Line, assim como o Conquest e Cheyenne da Cessna.
O FastFin da BLR
A BLR Aerospace está focando em seus sistemas de winglets para King Airs, e também está disponível para discutir seu sistema FastFin para helicópteros médios da Bell.
O Sistema de winglets da BLR, incluindo a iluminação em LED, estão atuando em mais de 40 países e podem reduzir o consumo de combustível em 5 por cento. Segundo Carl Jansen do Aircraft Bluebook-Price Digest, as entregas de winglets da King Air têm um retorno de 100 por cento do investimento.
As winglets estão disponíveis através dos modelos 90, 200 e 300 da King Air, e a Beechcraft os incorporou aos modelos em produção.
O aperfeiçoamento e sistema de estabilidade no rotor de cauda FastFin da BLR para o 204, 205 e 212 da Bell foi aprovado pela ANAC em agosto do ano passado, e, até o momento, mais de 600 dos sistemas estão em serviço em todo o mundo. A ANAC já liberou a aprovação do FastFin para o Bell 412 também.
O Sistema inclui duas faixas paralelas (stall strips) no tubo de cauda, conhecidas como dual tail boom strakes, e um remodelado estabilizador de empenagem vertical. Ele otimiza o fluxo de ar em torno do tubo de cauda “melhorando drasticamente a eficiência do rotor de cauda e tolerância de vento azimute.” Segundo a Everett, empresa com sede em Washington, isto reduz custos operacionais e reduz ciclos de fadiga em estruturas, assim como a demanda na rotação dos componentes do rotor de cauda.
Uma vez instalado, a maioria dos operadores de Bell 412 experimentarão um aumento de 500 libras na carga útil de efeito enquanto pairando fora do solo e até 1.250 libras de efeito quando pairando no solo.
Hélices Swept-blade da Raisbeck
A Raisbeck Engineering está fazendo um marketing completo na LABACE com sua nova hélice turbofan swept-blade para a família King Air 200. A ANAC entregou aprovação STC para as hélices em maio deste ano.
Segundo a Tukwila, especialista em modificações com sede em Washington, as “as inovadoras hélices swept-blade criam os King Air mais dramáticos e com melhor performance, sem dúvida.” Também deve-se notar a performance hot-and-high (quente-e-alta) aperfeiçoada com as novas hélices, “permitindo que estas operações sejam seguras enquanto [a aeronave carrega] muito mais carga e combustível para maior alcance.”
Um exemplo da nova tecnologia swept-blade da Raisbeck está em exibição na LABACE. Os sistemas Raisbeck para uma variedade de aeronaves e modelos são vendidos e instalados por mais de 100 negociadores autorizados e centros de instalação em todo o mundo. No Brasil, estes incluem Conal, Japi Aeronaves, Líder Aviação, Premium Jet Manutenção de Aeronaves, Quick Aviação e Tam.
A parceria com a Hartzell Propeller já dura 30 anos e o fundador e presidente Jim Raisbeck notou que há cerca de 1.500 King Airs voando hoje em todo o mundo com os turbofans Hartzell/Raisbeck power props.